Filho dizia a vizinhos que mãe havia morrido enquanto a mantinha em maus-tratos, no Paraná

  • 24/06/2026
(Foto: Reprodução)
Homem preso por maus-tratos contra a mãe de 83 anos presta depoimento Vizinhos contaram à Polícia Militar (PM-PR) que Vilmar Aparecido dos Santos, de 45 anos, dizia que a mãe de 83 anos estava morta há meses, enquanto a mulher era mantida em casa com sinais severos de desnutrição e em meio à sujeira. O homem foi preso após os bombeiros irem ao endereço da mulher para combater um princípio de incêndio e perceberem que ela era mantida em situação de maus-tratos. Em seguida, eles realizaram a denúncia. O caso foi registrado em Londrina, no Norte do Paraná. ✅ Siga o canal do g1 Londrina e Região no WhatsApp O princípio de incêndio aconteceu no domingo (21), e a prisão, na segunda (22). Vilmar foi liberado no mesmo dia após audiência de custódia e deve manter distância de ao menos 100 metros da mãe. Ele negou o crime durante o depoimento (veja aqui) e não possui defesa constituída no processo. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares conversaram com os vizinhos durante o atendimento da ocorrência. "[Vizinhos disseram que] somente devido ao incêndio descobriram que ela estava viva. Relataram também violência física por parte dele contra a idosa, que empurrava a cabeça dela no tanque cheio de água e obrigava ela a beber. Que existem denúncias junto ao Cras e Creas formuladas em dias anteriores", consta no boletim. Consta no documento que Vilmar também saca a aposentadoria da mãe e não trabalha. Na delegacia, ele disse que ela fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta do dinheiro dela. Além disso, os policiais militares que foram à casa dos dois encontraram um empréstimo feito em nome da idosa e um seguro de vida, que venceu em 2016, cujo beneficiário era Vilmar. Nesta quarta-feira (24), Livia Pini delegada da Polícia Civil, informou que apura se houve ou não cárcere privado. A investigação também busca informações se a mulher era acompanhada pelo sistema de Saúde. Leia também: Triste coincidência: Repórter vai cobrir atropelamento e descobre que vítima era tio dele Mistério: Mulher de 70 anos viaja para cidade vizinha no Paraná para comprar propriedade e não é vista há mais de uma semana, diz família Rotina de 'filme de terror', denúncia de tortura e ameaças: Entenda a investigação sobre médico que montou 'apartamento' em hospital do Paraná Mulher estava sem tomar banho e desnutrida A PM constatou que a idosa não tomava banho há muito tempo e também apresentava diversos problemas de saúde. Na cozinha, o boletim relata que o fogão estava sujo, com restos de comida e sem gás. Não havia geladeira e nem mantimentos que a mulher pudesse comer. No banheiro, não havia chuveiro e o vaso sanitário estava sujo. "No quarto da senhora havia lixo jogado pelo chão e as roupas ensacadas. Observamos que o princípio de incêndio foi no quarto da idosa", consta no boletim de ocorrência. A mulher foi acolhida pelas equipes da assistência social da prefeitura de Londrina e encaminhada para um abrigo especializado. Idosa de 83 anos foi encontrada vivendo em situação de maus-tratos pelo próprio filho, no PR. Reprodução Casa onde idosa morava com o filho foi encontrada em situação precária. Reprodução Em depoimento, filho negou as acusações Vilmar prestou depoimento na delegacia e negou as acusações. Ele afirmou que é filho adotivo da idosa e que ela sempre foi bem tratada por ele. Questionado sobre a alimentação da mãe, ele disse que fazia comida para ela, mas o gás havia acabado há cerca de três dias. Ele também alegou que a casa estava em condições ruins porque eram pobres, e afirmou que deixou a vida de lado para cuidar da mãe. "A casa não estava em condições excelentes, porque a gente é pobre. O dinheiro é da minha mãe. Ela só tem a aposentadoria dela. Eu tive que deixar tudo, minha vida de lado, para poder cuidar dela", disse Vilmar no depoimento. O homem disse que a mãe fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta da aposentadoria dela. Questionado pela delegada se, na época, a idosa tinha problemas de saúde, ele não soube informar. A delegada também questionou Vilmar sobre como era feita a higiene da idosa. Ele respondeu que ela estava se negando a tomar banho. Mesmo assim, afirmou que não tem chuveiro na casa e os banhos eram dados com a ajuda de um balde. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: . Leia mais notícias no g1 Paraná.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2026/06/24/investigacao-idosa-maus-tratos-londrina.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes