Geração Z ocupará duas cadeiras da Câmara de Curitiba com pautas politicamente opostas; conheça os eleitos
07/10/2024
Guilherme Kilter (Novo) e Camilla Gonda (PSB) serão os vereadores mais jovens da próxima legislatura, com 22 e 23 anos. Ele foi o segundo mais votado da cidade, e ela, a última entre os eleitos. Guilherme Kilter (Novo) e Camilla Gonda (PSB)
Redes sociais
Os vereadores mais jovens da próxima legislatura na Câmara de Vereadores Curitiba serão Guilherme Kilter (Novo) e Camilla Gonda (PSB). Eles têm, respectivamente, 22 e 23 anos. Quando tomarem posse, em 2025, eles terão 23 e 24 anos.
Com a eleição dos dois, eles serão os representantes da Geração Z na nova legislatura. Guilherme nasceu em 2001, e Camilla em 2000. Em divisões geracionais, estão na Geração Z os jovens nascidos entre 1997 e 2010, sendo conhecidos por utilizar tecnologias digitais desde muito novos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Tanto Guilherme quanto Camilla foram eleitos para os primeiros mandatos.
Ele, com pautas conservadoras, foi o segundo mais votado de Curitiba, com 16.664 votos. Já Camilla, com pautas progressistas, foi a menos votada entre os eleitos, com 3.062 votos. O discurso em comum entre os dois foi o da juventude.
Na campanha, Guilherme se apresentou como um candidato de direita e defendeu, entre outras pautas, o combate à ideologia de gênero e se posicionou contra a legalização do aborto, por exemplo. Na caminhada, recebeu apoio de figuras políticas conhecidas nacionalmente, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o ex-deputado federal e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
Camilla, por sua vez, defendeu pautas como o direito das mulheres e o passe livre estudantil no transporte público.
Ela integra a legenda do candidato à prefeitura que saiu derrotado no primeiro turno, Luciano Ducci (PSB), e recebeu apoio de figuras políticas estaduais, como o deputado estadual Goura (PDT), que concorria como vice de Ducci.
Veja também:
Eleições 2024: veja lista de vereadores eleitos em Curitiba
Crescimento: Câmara de Curitiba elege maior bancada feminina da história
Curitiba: candidato a vereador mais votado teve mais votos que metade dos candidatos a prefeito
Histórico de jovens na Câmara de Curitiba
Mesmo sendo os mais novos da próxima legislatura, Guilherme e Camilla não serão os mais novos da história do legislativo municipal.
De acordo com a Câmara de Curitiba, o vereador mais jovem da história foi Alexandre Curi, com 21 anos, eleito em 2001. O segundo mandato mais jovem foi de Maria Olympia Carneiro Mochel, primeira mulher vereadora da capital, também com 21.
Em 2022, a vereadora Ana Júlia foi a terceira mais jovem a assumir uma cadeira no legislativo curitibano. À época, ela tinha 22 anos.
Conforme levantamento da câmara, Guilherme Kilter será o quarto mais jovem da história das legislaturas contemporâneas, que começou a ser contabilizada em 1947.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.